domingo, 15 de maio de 2011

15 de Maio : Dia da ASSISTENTE SOCIAL

              15 de maio - Dia do Assistente Social






Uma das minhas profissões que amo de paixão.
Assistente social é o profissional que tem em mente o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade. Sua atuação é muito ampla: o assistente social estará onde for necessário, orientando, planejando e promovendo uma vida mais saudável - em todos os sentidos.

Mesmo quando atende a um indivíduo, o assistente social está trabalhando com um grupo social, pois entende que esta pessoa está inserida em um contexto no qual não se pode dissociar o individual do coletivo.

Esta "mãozinha" do assistente social é fundamental. Utilizando uma metáfora popular, podemos dizer que este profissional não é aquele que doa um peixe, mas o que ensina a pescar. É preciso diferenciar assistência de assistencialismo.

Em uma comunidade, por exemplo, o assistente social pode atuar incentivando a tomada de consciência dos integrantes. Isto significa ajudá-los a perceber sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam a satisfazer suas necessidades e utilizar melhor seus próprios recursos.

No setor público, que emprega a maioria desses profissionais - 80% da categoria -, ele desenvolve campanhas de saúde, educação e recreação. Em grandes empresas privadas, por sua vez, pode prestar assessoria na área de recursos humanos.

Em uma penitenciária, por exemplo, ou em abrigos de menores, o assistente social desenvolve um trabalho de reintegração social. A idéia é fazer com que esses indivíduos marginalizados sintam-se parte da sociedade, eliminando ou reduzindo o sentimento de exclusão.
Fonte IBGE


Princípios da profissão

Reconhecimento da liberdade como valor ético central; Defesa dos direitos humanos; A democracia como valor universal; A equidade e a justiça social ; O pluralismo e o direito à diferença; Combate a todas as manifestações de discriminação e preconceito A busca da inserção social de todos os indivíduos; Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.

O que faz o Assistente Social?

Estuda e analisa a realidade das pessoas e grupos de pessoas, propondo medidas e prestando serviços sociais (que venham ao encontro às suas necessidades).Informa aos usuários de seus serviços sobre programas sociais disponíveis na Instituição onde atua, tornando-os acessíveis a todos os que deles necessitam; Elabora, coordena e executa ações nas áreas de Saúde, Previdência, Educação, Habilitação, Assistência Social e seu público-alvo, crianças e adolescentes, portadores de necessidades especiais e segmentos de baixa renda; Elabora a gerencia políticas públicas; Formula e executa planos programas e projetos sociais; Presta orientação social (consultoria) a indivíduos e grupos sociais e media conflitos.
 Assistência Social é uma política pública regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social, LOAS, prevista na Constituição Federal de 1988, formando o tripé da Seguridade Social(Assistência, Previdência e Saúde), estabelecida como dever do Estado e direito do cidadão. É um campo de atuação dos Assistentes Sociais nas esferas Federal, Estatual e Municipal.
 Serviço Social, por sua vez, é a profissão de nível superior regulamentada pela Lei Federal 8.662/93, revista pela lei Federal 3.252/57, que requer diploma de graduação em Serviço Social, em faculdade de ensino superior reconhecida no país.
 Esse profissional tem suas ações norteadas pelo Código de Ética Profissional o qual fundamenta o Projeto Ético Político e Profissional do Assistente Social.
 O profissional de Serviço Social pauta suas ações pela efetivção e consolidação das políticas sociais, sendo também um dos atores junto aos organismos da sociedade civil. Atua na política da Assistência Social, tanto como gestor como executor dessa política. Além dessa área, tem inserção em diversos segmentos de atuação, como saúde, cirança e adolescente, empresas, ONGs, entidades assistenciais, entre outros. O Serviço Social contribui para construção e aprovação do LOAS no Brasil.
 O Serviço Social é uma profissão regulamentada no Brasil pela Lei 8.662 de 17/06/93 - não dispõe de uma teoria própria, nem é uma ciência, mas seus profissionais podem realizar pesquisas, investigações, produzir conhecimentos de natureza teórica inseridos no âmbito das ciências sociais e humanas.


 PARABÉNS A NÓS ASSISTENTES SOCIAIS POR ACOLHERMOS COM AMOR, CARINHO E RESPEITO O PRÓXIMO!
                                                          Hilda's Bordados
                                                                              Beijos no  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei sua visitinha no meu blog!
Quem quiser alguma dica ou saber mais sobre os meus trabalhos, deixe aqui seu comentário. Terei o maior prazer em bordar um recadinho para você.
"Tudo posso naquele que me fortalece"; Fp 4:13
Hilda's Bordados,
Beijos no ♥.