sábado, 14 de maio de 2011

Mensagem de REFLEXÃO

                                 Um olhar para os nossos jovens



     Cuidar de nossos jovens é, antes de tudo, abrir a nossa escuta para os seus desejos, os seus sonhos,  os seus temores, os seus arrepios, os seus amores. Ser capaz do diálogo aberto e franco. Como afirmam todos os bons terapeutas, pelas palavras do Dalai-Lama, Não se pode dissipar as trevas da ignorância enquanto não se acender a chama da escuta.
Cuidar de nossos jovens é conspirar por uma nova educação que, além de um rudimentar adestramento intelectual, possa colocar a alma e a consciência na sala de aula. Necessitamos, prementemente, de uma alfabetização psíquica, através de um currículo que inclua a subjetividade e facilite o desenvolvimento das inteligências emocional, onírica, ética, noética, relacional e essencial. Como conclama a própria Unesco, através de recentes e paradigmáticos documentos, urge desenvolver a abordagem transdisciplinar em educação, através de seus quatro pilares: educar para conhecer; educar para fazer; educar para conviver e educar para Ser. Necessitamos, portanto, de uma pedagogia iniciática que, através de uma via interior, facilite que o Aprendiz possa inclinar o coração para aprender a aprender, esclarecendo e nutrindo suas sementes vocacionais, para que possa fazer render os seus naturais e autênticos talentos. Somente os vocacionados estarão preparados para os tremendos desafios deste século, cujas caudalosas águas já navegamos! É com essa visão integral que desenvolvemos, na Unipaz de Brasília, a Formação Holística de Jovens e a Formação de Jovens Líderes.
Cuidar de nossos jovens é, sobretudo, dar um testemunho de um existir mais íntegro e transparente, mais temo, sábio e fraterno. Menos discurso e mais exemplos. Um poema que a filha fez para a sua mãe:

No caminho simples,
a pequena menina disse à sua mãe:
Eu estou seguindo suas pegadas mãe,
e não quero cair.
Às vezes, eu as vejo, nitidamente.
Outras vezes, mal posso enxergá-las.
Caminhe um pouco mais firme, mãe!
Para eu poder lhe seguir.

Eu sei que há muito tempo,
Você percorreu caminhos difíceis que não queria percorrer.
Conte-me tudo sobre esse tempo, mãe; pois eu preciso saber.
Às vezes quando eu duvido, eu não sei o que fazer.
Caminhe um pouco mais firme, mãe!
Para eu poder lhe seguir.

Um dia, quando eu crescer,
Você é quem eu gostaria de ser.
Então eu terei uma pequena garotinha,
Que vai querer me seguir.
Eu quero poder saber conduzi-la à verdade!
Caminhe um pouco mais firme, mãe!
Para eu poder lhe seguir...
 Tratas-se, simplesmente, de caminhar cada dia um pouco mais firme e ereto. Cada dia, ser um pouquinho menos mentiroso, menos terrorista, menos desintegrado. Cada dia, ser capaz de um pouco mais de veracidade, de amor, de fraternidade. Caminhe um pouco mais firme, pai, mãe, político, empresário, educador, cientista, artista, sacerdote,terapeuta!... para que valha a pena os jovens também caminharem ao nosso lado. Para que possamos, juntos reinventar o mundo e realizar, plenamente, o esplendor da Utopia Humana.

 Roberto Crema
Do Colégio Internacional dos Terapeutas - Unipaz

                                                                Hilda's Bordados
                                                                   Beijos no  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei sua visitinha no meu blog!
Quem quiser alguma dica ou saber mais sobre os meus trabalhos, deixe aqui seu comentário. Terei o maior prazer em bordar um recadinho para você.
"Tudo posso naquele que me fortalece"; Fp 4:13
Hilda's Bordados,
Beijos no ♥.