sábado, 20 de agosto de 2011

                           A BELEZA É UM MITO


                                                 Antonio Roberto

Sem desmerecer a genialidade POÉTICA do querido e saudoso VINÍCIUS DE MORAIS, discordo de uma das suas frases mais conhecidas: “Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental”. Ela refere-se apenas à beleza FEMININA e embarca na superficialidade de exigir o aspecto físico como o mais importante para as relações.

Nosso corpo tem funções mais nobres que apenas agradar visualmente as pessoas e satisfazer o ego daqueles que se promovem socialmente através da beleza do outro.
Mesmo levando em conta a relatividade do conceito estético, não há nada demais em admirar a beleza das pessoas ou mesmo preferir esse atributo, entre outros, como definidor de uma escolha AMOROSA e social. Entre isso e colocar a beleza como fator principal, quando não exclusivo, há uma distância enorme.
“QUE ME PERDOEM OS BONITOS E FEIOS, MAS O FUNDAMENTAL É O AMOR.”

“As qualidades morais e psicológicas tendem a melhorar com o tempo. A beleza física tende a se perder ao longo da vida”

O ser humano tem um valor intrínseco que vai além das aparências e que se operacionaliza na forma como se relaciona com os outros. A capacidade AMOROSA, o RESPEITO, a aceitação das diferenças, a comunicação, o não JULGAMENTO, o desejo de ver o outro FELIZ, a BONDADE, a VERDADE, a ALEGRIA são algumas qualidades entre tantas que favorecem o florescimento de RELAÇÕES construtivas.
Qualquer relação AMOROSA, na medida em que é uma construção, deve ter uma perspectiva de crescimento e de DURABILIDADE. As qualidades morais e psicológicas tendem a melhorar com o TEMPO. A BELEZA FÍSÍCA tende a se perder ao longo da vida. Todos nós caminhamos para a feiúra do corpo, se levarmos em conta os padrões de beleza da nossa cultura: juventude, pele lisa, cabelos sedosos, vigor corporal, etc.
Quem se julga sem beleza e estabelece esse fato como o causador de seus males relacionais, acomoda-se nisso e não trabalha os outros aspectos de seus relacionamentos. Desenvolve uma baixa autoestima, é HOSTIL às pessoas, compete invejosamente com os outros, INIBE a alegria e a espontaneidade, se fecha para o mundo e se perde na contemplação do ESPELHO e do próprio umbigo e esquece a dimensão maior da vida que é AMAR.
PARA QUE SERVE A BELEZA? Apenas para a aproximação. No fundo, queremos ser belos para que as pessoas se aproximem de nós e não nos rejeitem. Existem mil formas de conseguirmos isso mesmo que estejamos fora do padrão SOCIAL estabelecido para a BELEZA.
A CORDIALIDADE, O AFETO, A SIMPATIA, a capacidade de ADMIRAR, a SIMPLICIDADE e, sobretudo, o entusiasmo diante da VIDA e o bom HUMOR são fortíssimas atitudes de atração. Se não fosse assim, como explicar a enorme quantidade de pessoas consideradas feias que estão em relações FELIZES?
QUE ME PERDOEM OS BONITOS E FEIOS, MAS O FUNDAMENTAL É O AMOR.
(Texto escrito pelo psicólogo: Antonio Roberto, retirado da Revista SHOP, revista nº 7  2011, pág.14, site: www.revistashop.net )
                                                     

Hilda's Bordados
Beijos no 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adorei sua visitinha no meu blog!
Quem quiser alguma dica ou saber mais sobre os meus trabalhos, deixe aqui seu comentário. Terei o maior prazer em bordar um recadinho para você.
"Tudo posso naquele que me fortalece"; Fp 4:13
Hilda's Bordados,
Beijos no ♥.